INCT-INSID - Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão | National Institute of Information and Decision Systems

NSID – Quem somos

Bem-Vindo ao NeuroScience for Information and Decision Laboratory – NSID

O NSID (NeuroScience for Information and Decision Laboratory) é um laboratório vinculado ao Instituto Nacional em Sistemas de Informação e Decisão (INCT-INSID) e está localizado nas dependências do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O NSID tem abrangência multiusuária, atendendo a vários grupos de pesquisa, seja do DEP, de outros Departamentos da UFPE e  dos laboratórios associados ao INCT-INSID. O NSID tem vínculo com vários Programas de Pós-Graduação, especialmente o PPGEP – UFPE (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE), que tem conceito 7 pela CAPES.

No NSID são desenvolvidas pesquisas avançadas nas áreas de apoio a decisão e negociação, integrando informações comportamentais dos decisores e os modelos matemáticos de apoio a tomada de decisão. Para tanto, esses estudos são suportados por ferramentas, técnicas e métodos de neurociência. Por meio da utilização das medidas psicofisiológicas, busca-se explicações – e suas implicações – sobre diversos aspectos comportamentais percebidos nos processos de tomada decisão e de negociação.

O processo de decisão tem como característica ser multiestágio. Ao tratar de problemas complexos e relevantes nas mais diversas áreas do conhecimento, essa tomada de decisão requer a seleção e o uso adequados de variados métodos e técnicas de apoio ao processo decisório. Problemas esses que envolvem pelo menos duas alternativas de ação que atendem a múltiplos objetivos e critérios, muitas vezes conflitantes entre si.

No NSID, diferentes características dos métodos de tomada de decisão multicritério, negociação e decisão em grupo existentes na literatura estão sendo estudados.  Os métodos para a tomada de decisão multicritério são utilizados com o objetivo de elucidar o processo de escolha, classificação ou ordenação das potenciais ações, agregando múltiplos aspectos ao contexto de decisão. Nesse sentido, face a complexidade do entendimento e avaliação do problema, ferramentas computacionais são requeridas com o intuito de auxiliar o processo decisório. Por outro lado, os aspectos ligados as problemáticas de negociação visam auxiliar  que duas ou mais partes envolvidas possam alcançar seus objetivos com uma negociação, através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns, porém conflitantes. A negociação é a abordagem chave de uma tomada de decisão para que se possa chegar a um consenso sempre que uma pessoa, organização ou outra entidade não consegue atingir os seus objetivos de forma unilateral.

Para se ter uma ideia da linha de trabalho principal do NSID e de seu impacto, cita-se a seguir o Editorial da edição do Annals of Operations Research sobre trabalho desenvolvido no NSID (Roselli et al, 2020): “To help facilitate rational decision-making, many formal mathematical methods and models have been developed. Nonetheless, an application of such methods can artificially bias decisions, because these approaches cannot capture the real cognitive process performed by the decision maker. As a result, model generated solutions may incorrectly represent the natural choices of a person. Roselli, de Sousa Pereira, de Lima da Silva, de Almeida, Morais and Costa employ two inexpensive and non-invasive neuroscience methods, namely EEG and eye-tracking, to inform a decision support system whether a person is fully engaged and motivated. It is an interesting direction for the development of effective decision support systems because it allows optimizing not only the decision but also the engagement and attention of the decision maker. This paper indicates that modern mathematical approaches may, and probably should, be extended to account for behavior as well as emotional and cognitive states of the decision maker”.

© 2014 - INCT-INSID | Todos os direitos reservados