INCT-INSID - Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão | National Institute of Information and Decision Systems

Lab NSID (NeuroScience for Information and Decision)

Bem-Vindo ao NeuroScience for Information and Decision – NSID

O NSID (NeuroScience for Information and Decision Laboratory) é um laboratório vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Decisão (CDSID), localizado nas dependências do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O NSID tem abrangência multiusuária, atendendo a vários grupos de pesquisa do DEP, e de outros Departamentos. O NSID tem vínculo com vários Programas de Pós-Graduação, especialmente o PPGEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção), que tem conceito 7 pela CAPES.

No NSID são desenvolvidas pesquisas avançadas nas áreas de apoio a decisão e negociação, suportados por ferramentas, técnicas e métodos de neurociência. Por meio da utilização das medidas psicofisiológicas, busca-se explicações, e suas implicações, sobre diversos aspectos comportamentais percebidos nos processos de tomada decisão e de negociação.

O processo de decisão tem como característica ser multi-estágio, abordando problemas relevantes nas mais diversas áreas do conhecimento. A tomada de decisão, nesse contexto, é um processo que requer o uso de variados métodos e técnicas, envolvendo pelo menos duas alternativas de ação, com o intuito de atender a objetivos e critérios múltiplos, muitas vezes conflitantes entre si.

Os métodos para a tomada de decisão multicritério são amplamente utilizados, com o objetivo de elucidar o processo de escolha, classificação ou ordenação das potenciais ações agregando múltiplos aspectos ao contexto de decisão. Nesse sentido, ferramentas computacionais são requeridas com o intuito de auxiliar o processo decisório.

Por outro lado, os aspectos ligados as problemáticas de negociação visa auxiliar o processo entre duas ou mais partes a fim de alcançar objetivos, através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. No entanto, a negociação é a abordagem chave da tomada de decisão utilizada para chegar a um consenso sempre que uma pessoa, organização ou outra entidade não pode atingir os seus objetivos de forma unilateral.

© 2014 - INCT-INSID | Todos os direitos reservados